top of page

Aplocheilídeos

Alimentação

Os Killifishes como um todo são onívoros, aceitam rações flocadas, granulados ou pellets. Aconselha-se ministrar ração com elevado teor de proteína, pois estes peixes na natureza são pequenos predadores, onde se alimentam de vermes e larvas. Sendo assim, no aquário é indispensável uma dieta que contenha semanalmente alimentos vivos como por exemplo artêmias para manter uma boa saúde e realçar as belas cores de cada espécie.

Habitat

Aplocheilinae (Killifishes) são peixes ovíparos dulcícolas pertencentes à ordem dos Cyprinodontiformes. São centenas de espécies distribuídas em muitos gêneros e famílias completamente distintas entre si. Existem killifishs em todos os continentes, exceto na Oceania e Antártica. São considerados uma das espécies de peixes mais coloridos e bonitos de água doce, encontrados normalmente na natureza em poças temporárias e pequenos alagados, onde não existe o fluxo e a renovação constante da água. São peixes tímidos, pacíficos e com expectativa de vida de até 4 anos.

Bem Estar

O ambiente ideal aos Killifishes de uma maneira geral, é um aquário com 50L (para população de 3 peixes sendo um macho e 2 fêmeas) que pode ser decorado com cascalho de rio, troncos e muita vegetação para facilitar a procriação e tornar o ambiente mais "acolhedor" por serem pacíficos e tímidos por natureza.

O parâmetro da água do aquário deverá ter o PH entre 6,5 à 6,8 e temperatura em torno de 26°. É importante que se acompanhe o grau de amônia e seja feito a TPA (troca parcial de água) periodicamente.

Dica: Deixe sempre o aquário tampado pois estes peixes possuem o hábito de saltar.

 

Epyplatys Annulatus

Epyplatys Annulatus

Este peixe encantador é nativo da Serra Leoa e Libéria, na África. Dificilmente chegam a mais de 3,0 cm de comprimento. Na reprodução os ovos fixam na vegetação natural ou podemos colocar os mops de fios. Uma dica seria incluir um raminho de Java Moss para postura dos ovos. Isso fornece um esconderijo e alguns bichos microscópicos para se alimentar de quando os novos filhotes nascerem.

Chromaphyosemion Bitaeniatum

Chromaphyosemion Bitaeniatum

Chromaphyosemion bitaeniatum, é um killifish não-anual nativo das planícies costeiras da África Ocidental tropical, do sul ao norte do Togo e Gabão. É uma espécie não anual, fazem a postura dos ovos em bruxinhas (MOP`s) em raízes de plantas. Em aquário o PH ideal é 6,6 a 6,8 e temperatura 28º.

Aphyosemion Ogoense

Aphyosemion Ogoense

Este lindo peixe do continente Africano (Gabão e Congo) são de reprodução não anual. Quanto aos parâmetros da água preferem uma temperatura entre 19 e 22 ° C e um pH de cerca de 6,8 a 7.

Nothobranchius Rachovii

Nothobranchius Rachovii

Originário de Moçambique na África, este Killifish é um dos mais populares entre o criadores e pode chegar a até 6cm de comprimento. Como todos os Killifishes, os machos são mais coloridos e agressivos com outros machos da mesma espécie. Podem ser mantidos em aquários comunitários com peixes que sejam pacíficos e de preferência do mesmo tamanho.

Nothobranchius Korthausae Red

Nothobranchius Korthausae Red

Este lindo espécime é oriundo da Tanzânia (África Oriental). O macho é identificado por uma coloração avermelhado mais intenso e a fêmea da espécie com a coloração mais sóbria e as nadadeiras transparentes. Para a criação em aquário, o PH ideal é em torno de 6,6 a 6,8 e temperatura 24º.

Aphyosemion Gardneri Borda Amarela

Aphyosemion Gardneri Borda Amarela

Espécie originário da Nigéria. Chega a medir na fase adulta de 5 à 6 cm onde o macho é mais colorido e possui as barbatanas mais alongadas. Preferem a alimentação viva por serem carnívoros, mas aceitam também rações secas industrializadas.

Aphyosemion Australe (chocolate)

Aphyosemion Australe (chocolate)

Esta espécie é a mais popular do mundo pela facilidade na reprodução. Desenvolvida em aquário, possui a coloração semelhante ao chocolate. É um peixe resistente e recomendado para aquaristas iniciantes. Chegam até 6 cm de comprimento. O PH ideal é de 6,5 à 6,8 com temperatura de 26º.

Aphyosemion Coeleste

Aphyosemion Coeleste

Esta espécie é endêmica da Guiné, e também, encontrada no sul do Gabão e Congo ocidental. A sua existência ocorre em partes alagadas de riachos de floresta tropical, nas planícies fluviais e colinas. Crescem até 5cm de comprimento, parâmetro da água com PH entre 6,6 à 6,8 e temperatura a 24º.

Fundulopanchax Robertsoni

Fundulopanchax Robertsoni

Originário da África, a reprodução é difícil, ocorre anualmente e a desova na turfa. Alevinos recém eclodidos devem receber infusórios e microvermes nos 3 primeiros dias e após isso náuplios de artêmias.

  • s-facebook
  • Twitter Metallic

© 2023 po JOJO MUNDO RÉPTIL. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page